Pular para o conteúdo
FIDESTRADITIOVERITAS
“Omnia ad maiorem
Dei gloriam.”
Tecnologia editorial com supervisão humana.  Como usamos IA
Análises

Análise: A missão sem missionário: Missio Dei ameaça dissolver o apostolado

Pero de Sá confronta a Missio Dei moderna com São Tomás, Ad Gentes e Dominus Iesus, avaliando os limites do ecumenismo missionário e o seminário da CNBB.
Sacerdote com cruz processional deixa uma igreja em direção a pessoas reunidas ao ar livre.

Pero de Sá distingue as missões das Pessoas divinas do apostolado católico e examina o debate contemporâneo da Missio Dei anunciado pela CNBB.

Por Pero de Sá

Há uma maneira elegante de fazer desaparecer a missão da Igreja: basta ampliar tanto a palavra “missão” que tudo passe a caber nela. A presença da Igreja, a cooperação social, o diálogo, a defesa ambiental, a contemplação e, eventualmente, a mera coexistência entre crenças tornar-se-iam manifestações indistintas de uma mesma “Missão de Deus”. O problema não está na expressão latina Missio Dei. Está na operação por meio da qual uma verdade trinitária pode converter-se numa linguagem capaz de relativizar aquilo que Cristo ordenou aos Apóstolos: ensinar todas as nações e batizá-las.

O anúncio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil de 16 de outubro de 2026 tornou a expressão particularmente oportuna. A CNBB informa que, nos dias 20 e 21, um Seminário de Missiologia virtual, organizado pelo Centro Cultural Missionário em parceria com a Comissão Episcopal para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial, a CRB e as Pontifícias Obras Missionárias, preparará o Ano Missionário Nacional e o CAM7, previsto para Curitiba em 2029. No primeiro dia, o Pe. Joachim Andrade deverá abordar as contribuições da teologia da Missio Dei para uma espiritualidade enraizada na Trindade. No segundo, o Pe. Estêvão Raschietti refletirá sobre pobres, fronteiras e presença profética. A programação ainda não ocorreu na data desta análise. Não se pode atribuir antecipadamente aos expositores afirmações que não fizeram.

A notícia, aliás, anuncia um tema explicitamente cristológico — “América em saída: povo de Deus que anuncia e testemunha Jesus Cristo!” — e cita Jo 20,21: “Como o Pai me enviou, também eu vos envio”. Quem pretenda contestar a iniciativa com rigor não deve omitir esse dado favorável. O que se pode e se deve interrogar são os pressupostos da categoria Missio Dei, a elasticidade de certas apropriações e os critérios pelos quais se distinguirá o apostolado católico de um ecumenismo que, por vezes, parece dispensar a conversão.

I. UM NOME ANTIGO E UMA TEORIA RECENTE NÃO SÃO A MESMA COISA

Falar das missões divinas é tão antigo quanto a reflexão da Igreja sobre a Trindade. Santo Agostinho as examinou no De Trinitate; São Tomás lhes conferiu elaboração sistemática na Suma Teológica, I, questão 43. Mas a Missio Dei como escola de missiologia não saiu pronta das páginas de Agostinho ou de Tomás. A sua trajetória moderna desenvolveu-se especialmente em meios protestantes e ecumênicos: Karl Barth e Karl Hartenstein contribuíram para a reformulação da fundamentação missionária; a conferência do Conselho Missionário Internacional em Willingen, Alemanha, em 1952, tornou-se um marco; Georg Vicedom, Lesslie Newbigin e David Bosch ampliaram posteriormente o debate.

A St Andrews Encyclopaedia of Theology descreve justamente essa história como um percurso de formulações, disputas e significados, não como uma doutrina uniforme. É um erro intelectual, portanto, fingir que toda referência à Missio Dei implica relativismo; seria igualmente um erro dizer que toda apropriação moderna goza da autoridade de São Tomás pelo fato de usar a mesma palavra latina. A coincidência vocabular não prova identidade conceitual.

Uma proposição é indiscutivelmente católica: Deus toma a iniciativa da salvação, e a Igreja não se autoproduziu nem inventou sua incumbência. Outra proposição, muito diferente, precisaria ser demonstrada: a atividade divina no mundo constituiria uma economia de salvação genericamente religiosa da qual Cristo, sua Igreja, o batismo e a pregação explícita seriam apenas modalidades possíveis. Essa passagem não é desenvolvimento da primeira tese. É sua deformação.

II. SÃO TOMÁS: PROCESSÃO NÃO É PROJETO, MISSÃO NÃO É METÁFORA ILIMITADA

A distinção escolástica evita a confusão. Na Suma Teológica I, q. 43, a. 1, Tomás ensina que a missão de uma Pessoa divina envolve sua relação de origem e uma maneira nova de estar presente no termo da missão. O Filho procede eternamente do Pai por geração; o Espírito Santo procede eternamente segundo sua origem pessoal. Essas processões não são programas de ação social, deslocamentos espaciais nem deliberações eclesiásticas. E, crucialmente, não são idênticas às missões temporais.

No artigo 2, Tomás distingue a processão eterna do termo temporal acrescido pela missão: a geração e a processão são eternas; a missão enquanto tal implica um efeito no tempo. O Filho é enviado visivelmente pela Encarnação. O Espírito manifesta-se visivelmente em sinais como a pomba e as línguas de fogo. A missão invisível, examinada nos artigos 3, 5 e 6, realiza-se na criatura racional pela graça santificante: não é simples reconhecimento humano de uma suposta energia religiosa difusa, mas nova presença pela graça.

No artigo 4, o Doutor Angélico delimita inclusive quem é dito enviado: não o Pai, que não procede de outro, mas o Filho e o Espírito Santo. Esta afirmação é decisiva para evitar a antropomorfização administrativa da vida intratrinitária. Deus não é uma conferência interconfessional que decidiu estabelecer uma agenda comum. A Trindade não constitui uma federação de três agentes que negociam estratégias missionárias.

Do mistério trinitário segue-se, legitimamente, que a missão da Igreja tem origem divina. Não se segue que o vocábulo “missão” possa designar indistintamente a processão do Espírito, a Encarnação do Verbo, a graça na alma, o mandato apostólico e qualquer empreendimento humano orientado ao bem-estar geral. Há analogias entre esses planos, mas uma analogia precisa conservar suas diferenças. Quando elas desaparecem, o termo deixa de esclarecer e passa a produzir equívocos.

III. AD GENTES É MAIS EXIGENTE DO QUE SEUS INTÉRPRETES SELETIVOS

O Vaticano II declarou em Ad Gentes, n. 2, que a Igreja peregrina é missionária por natureza, recebendo sua origem das missões do Filho e do Espírito Santo segundo o desígnio do Pai. É uma tese plenamente católica. Quem a usa para esvaziar o apostolado deveria prosseguir na leitura do decreto, em vez de interrompê-la onde o slogan termina.

Ad Gentes, nn. 5–6, vincula a atividade missionária ao mandato recebido por Cristo, à pregação do Evangelho e à implantação da Igreja entre os povos onde ela ainda não está estabelecida. O n. 7 recorda que Deus pode conduzir à fé por caminhos conhecidos somente d’Ele, sem que isso elimine a necessidade e o dever da evangelização. O n. 13 descreve conversão e acolhimento da fé; o n. 14 trata da iniciação cristã; e o n. 15 pressupõe a formação de comunidades eclesiais concretas.

A ordem é importante: iniciativa de Deus, missão do Filho e do Espírito, envio eclesial, anúncio, conversão, sacramentos e constituição de comunidades. A Igreja não possui uma missão autônoma diante de Deus; tampouco é uma presença opcional diante de um suposto Reino de Deus independente de Cristo. Na economia revelada, o próprio Deus quis servir-se de sua Igreja. Retirar a Igreja para exaltar Deus é contrapor o Autor ao instrumento que Ele mesmo estabeleceu.

IV. EXTRA ECCLESIAM NULLA SALUS: O QUE O DOGMA AFIRMA E O QUE NÃO AFIRMA

“Fora da Igreja não há salvação” não é uma brutalidade folclórica inventada para desqualificar todos os não católicos. É um ensinamento sobre a necessidade salvífica de Cristo e de sua Igreja. A formulação clássica aparece, entre outros testemunhos, no magistério de Florença, especialmente no decreto Cantate Domino; seu sentido autêntico deve ser lido com a totalidade do ensinamento eclesial.

O Catecismo, n. 846, ensina que toda salvação vem de Cristo Cabeça por meio da Igreja, seu Corpo. O n. 847 explica que a proposição não se dirige da mesma maneira àqueles que, sem culpa própria, ignoram Cristo e sua Igreja e que, movidos pela graça, procuram sinceramente a Deus e sua vontade segundo a consciência. O n. 848, longe de proclamar desnecessária a evangelização, recorda sua urgência. Essa distinção não equivale a dizer que as religiões sejam rotas salvíficas paralelas, como se a graça de Cristo lhes fosse exterior ou dispensável.

A Igreja distingue os meios ordinários de salvação e os modos extraordinários pelos quais Deus pode agir. Não dispõe, porém, de uma revelação autorizando a transformar esses últimos em política de abandono da conversão. A ignorância invencível não é uma virtude apostólica a preservar; é uma circunstância cuja imputabilidade e possibilidades Deus conhece. Quem ama o próximo lhe anuncia a verdade recebida, sem presumir conhecer a sentença última sobre sua alma.

V. DOMINUS IESUS E A FRONTEIRA QUE NÃO PODE SER REMOVIDA

Publicada pela Congregação para a Doutrina da Fé em 2000, Dominus Iesus responde diretamente a hipóteses que tratam Jesus Cristo como manifestação particular de um Logos mais abrangente, ou a Igreja como uma via religiosa ao lado de outras equivalentes. Sua advertência atinge o centro do problema: não existe uma economia salvífica do Espírito Santo separada da economia do Verbo encarnado; tampouco se pode considerar a Igreja um caminho meramente complementar aos caminhos independentes das demais religiões.

A declaração reconhece elementos de verdade, bondade e graça encontrados fora dos limites visíveis da Igreja e admite que certas práticas religiosas possam servir como preparação ao Evangelho. Mas tais elementos dependem, em última análise, de Cristo; não constituem uma legitimação de sistemas soteriológicos paralelos. O n. 22 rechaça o indiferentismo segundo o qual todas as religiões valeriam igualmente.

Aqui se pode definir o erro de certa Missio Dei diluída: tomar a presença universal de Deus como prova de que suas mediações históricas reveladas são facultativas; tomar sementes de verdade como se fossem substitutos da plenitude; tomar o respeito pelo interlocutor como motivo para silenciar aquilo que é mais necessário comunicar-lhe.

VI. REDEMPTORIS MISSIO: O DIÁLOGO QUE NÃO CANCELA A PROCLAMAÇÃO

João Paulo II teve de enfrentar a redução da missão a objetivos humanitários, ao diálogo e a formas de presença social desprovidas de anúncio explícito. Redemptoris Missio, de 1990, reafirma a urgência da missão ad gentes, a unicidade de Cristo Salvador e a importância do anúncio como prioridade permanente. O diálogo inter-religioso integra a missão evangelizadora, mas não substitui a proclamação nem torna dispensáveis a fé e o batismo.

Uma campanha de alfabetização, um hospital e a defesa dos pobres podem ser obras extraordinárias de caridade cristã. Seria miserável desprezá-las. Mas seria igualmente uma perda doutrinal redefinir o apostolado como pura prestação social, a ponto de a confissão de Cristo parecer um incômodo colonial. O serviço cristão não exige ocultar a identidade de quem serve. O missionário serve o homem inteiro, também no que diz respeito a sua finalidade sobrenatural.

VII. ECUMENISMO NÃO É INDIFERENTISMO

Outra confusão precisa ser desfeita. O ecumenismo, em sentido próprio, procura a restauração da unidade entre os cristãos; o diálogo inter-religioso dirige-se a pessoas que professam religiões não cristãs. Ambos exigem caridade, justiça e respeito. Nenhum autoriza afirmar que contradições de fé são revelações complementares cuja síntese seria obtida por negociação.

A cooperação em defesa da paz ou dos vulneráveis pode ser legítima e necessária. Seu objeto imediato, porém, não equivale à missão sobrenatural do Filho ou à missão apostólica recebida pelos bispos. Dizer que Deus age antes da chegada do pregador não torna desnecessária a chegada do pregador. A graça preveniente prepara para o Evangelho; não o revoga.

A pastoral que se limita a “reconhecer a missão que Deus já realiza no mundo” corre o risco de inverter a posição do missionário: em vez de testemunha enviado com uma mensagem recebida, converte-se em observador incumbido de autenticar experiências religiosas heterogêneas. Quem discerne deve certamente procurar os vestígios da Providência; deve também poder julgar as afirmações que contradizem a Revelação. Sem esse segundo ato, “discernimento” transforma-se em aprovação preventiva.

VIII. A CNBB E A PERGUNTA QUE SUA PROGRAMAÇÃO DEVE RESPONDER

A notícia da CNBB, publicada em 16 de outubro, fala de uma caminhada “sinodal-missionária”, da preparação para o CAM7 e de uma espiritualidade enraizada no dinamismo trinitário. Na terça-feira, 20 de outubro, o Pe. Joachim Andrade abordará precisamente as contribuições da Missio Dei. Na quarta, 21, outra conferência tratará de pobres, fronteiras e presença profética. Ambas as formulações admitem leituras catolicamente legítimas; nenhuma, por si, demonstra relativismo ou negação da unicidade de Cristo.

A questão pertinente não é acusar um curso futuro de heresias ainda não professadas. É exigir que seu conteúdo resolva um conjunto de pontos doutrinais precisos. O dinamismo trinitário será explicado conforme a distinção entre processões e missões divinas e o mandato da Igreja, ou como licença para converter qualquer atividade humana em missão? O seminário distinguirá diálogo ecumênico, diálogo inter-religioso e apostolado? A conversão e o batismo aparecerão como finalidades reais do envio eclesial, ou somente como possibilidades entre outras? A vocação universal à santidade será apresentada em continuidade com o extra Ecclesiam nulla salus interpretado pelo magistério, ou como indício de caminhos salvíficos independentes?

A própria CNBB oferece na programação uma referência que pode ser a chave correta: “Como o Pai me enviou, também eu vos envio”. O sujeito que fala é Cristo. O envio não é uma autorização para substituí-lo pela sociologia da religião. Também a programação anuncia o testemunho de Jesus Cristo. Esses elementos devem ser acolhidos; resta julgar, quando as conferências estiverem disponíveis, se seu desenvolvimento efetivo permanece fiel a eles.

IX. O APOSTOLADO NÃO É UMA SUBESPÉCIE DE ATIVISMO

O apostolado católico possui fonte trinitária, forma cristológica, agente eclesial e finalidade sobrenatural. Nasce da vontade salvadora do Pai, realiza-se pelo único Mediador, recebe a ação santificadora do Espírito e é confiado aos enviados da Igreja. Inclui oração, pregação, catequese, batismo, demais sacramentos, formação dos fiéis e obras de misericórdia. A caridade não pode ser expulsa da missão; o anúncio explícito também não.

Uma interpretação diluída da Missio Dei pode conservar todo esse vocabulário enquanto modifica silenciosamente suas prioridades. “Proclamação” transforma-se em partilha sem pretensão de verdade; “conversão” em mudança de sensibilidade social; “salvação” em emancipação histórica; “Igreja” em rede de colaboração; “Reino de Deus” em horizonte comum de aspirações humanas. Não se trata de afirmar que todo teólogo contemporâneo faça isso. Trata-se de identificar o deslocamento semântico que deve ser evitado.

Os frutos temporais do Evangelho importam, mas não substituem seu objeto transcendente. A transformação da sociedade é consequência possível do apostolado, não a definição exaustiva da Redenção. O Cristo que cura também perdoa os pecados; o Cristo que alimenta as multidões exige fé; o Cristo que envia seus discípulos manda ensinar e batizar.

X. A MISSÃO DE DEUS NÃO AUTORIZA UMA IGREJA SEM MISSÃO

A expressão Missio Dei pode ser boa: recorda aos missionários que não são empresários de uma iniciativa humana, que devem acolher o auxílio da graça e que não podem reduzir Deus a propriedade de uma organização. Sob essa condição, sua origem trinitária ilumina e robustece o apostolado.

O erro está em transformá-la numa fórmula totalizante: Deus estaria tão amplamente em missão em todas as realidades que a Igreja já não precisaria conduzir ninguém ao Salvador. Seria uma notável inversão: o conceito desenvolvido para dar fundamento divino à evangelização acabaria funcionando como argumento para dispensá-la. O próprio Ad Gentes responde à inversão, afirmando a mesma origem trinitária e o dever de implantar a Igreja e proclamar o Evangelho.

Se a futura aula da CNBB ensinar precisamente essa continuidade, prestará bom serviço à missão. Se, ao contrário, a retórica do “dinamismo” e das “fronteiras” relegar a unicidade da Igreja e de Cristo a constrangimentos secundários, a crítica não poderá contentar-se com a beleza das palavras.

Afinal, a questão não é saber se Deus age antes do missionário: age. A questão é saber para que o missionário foi enviado. E a resposta não depende de qualquer congresso: Ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.

English Edition · Read in English

By Pero de Sá

There is a remarkably elegant way of making the Church’s mission disappear: expand the word “mission” until it encompasses almost everything. Social cooperation, religious dialogue, humanitarian work and the mere coexistence of different faiths may then become interchangeable signs of God’s mission. The Latin expression Missio Dei is not itself the problem. The problem is the theological transition by which an authentic Trinitarian truth is made to relativize Christ’s mandate to teach all nations and baptize them.

On October 16, 2026, Brazil’s bishops’ conference, the CNBB, announced a virtual missiology seminar for October 20–21, organized with the Centro Cultural Missionário, the Conference of Religious of Brazil and the Pontifical Mission Societies in preparation for the National Missionary Year and CAM7 in Curitiba in 2029. Father Joachim Andrade is scheduled to speak on the contributions of Missio Dei to Trinitarian missionary spirituality. The following day’s programme includes Father Estêvão Raschietti on the poor, frontiers and prophetic presence. The events have not yet taken place at the time of writing, and attributing heterodox propositions to their speakers in advance would be unjustified. The announced theme actually calls for proclaiming and witnessing to Jesus Christ, and cites John 20:21. That is a favorable point which a fair critique must acknowledge.

I. AN ANCIENT WORD, A MODERN THEORY

The divine missions belong to the Church’s ancient theology of the Trinity. Augustine reflected on them; Thomas Aquinas systematically treated them in Summa Theologiae I, question 43. But modern missio Dei theology was shaped particularly in twentieth-century Protestant and ecumenical settings. Karl Barth and Karl Hartenstein, the 1952 Willingen meeting, Georg Vicedom, Lesslie Newbigin and David Bosch represent stages of a disputed intellectual history. The St Andrews Encyclopaedia of Theology describes multiple models, not a single fixed doctrine. It is therefore wrong to label every use of Missio Dei heretical, and equally wrong to regard every modern use as Thomistic simply because the Latin expression is shared.

It is Catholic doctrine that God initiates salvation and that the Church receives rather than invents her mission. It is a different and untenable proposition that a broadly defined divine activity in the world makes Christ, his Church and the sacraments optional manifestations of salvation.

II. AQUINAS: PROCESSION IS NOT A PROJECT

In Summa Theologiae I, q. 43, a. 1, Aquinas explains the mission of a divine Person through an eternal relation of origin and a new mode of presence in a recipient. Article 2 distinguishes eternal processions from temporal missions. The Son’s visible mission is the Incarnation; the Holy Spirit’s visible mission is signified in such events as the dove and tongues of fire. In articles 3, 5 and 6 the invisible missions concern a new indwelling through sanctifying grace. The Father is not described as sent, since he does not proceed from another (article 4).

These statements concern real Trinitarian distinctions, not a collective programme negotiated by three divine agents. The apostolic mission is related to these mysteries, but cannot be identified without qualification with eternal processions, the temporal Incarnation or the indwelling of grace. Analogy does not erase difference.

III. READ ALL OF AD GENTES

Ad Gentes 2 explicitly grounds the Church’s missionary nature in the missions of the Son and Holy Spirit. This is sound Catholic teaching. But the decree also describes the mandate received from Christ, the proclamation of the Gospel, and the establishment of the Church where she has not yet taken root (nn. 5–6). It discusses conversion, Christian initiation and the formation of ecclesial communities. The acknowledgment that God can lead souls by ways known to himself (n. 7) does not cancel the Church’s duty to preach.

God’s initiative, Christ’s mission, the Spirit’s sanctification, ecclesial sending, preaching, conversion and the sacraments form a coherent order. Exalting the divine origin of mission by removing its ecclesial instrument opposes God to a means that he himself established.

IV. EXTRA ECCLESIAM NULLA SALUS

Outside the Church there is no salvation is a teaching about the necessity of Christ and his Church. The Catechism, n. 846, explains that all salvation comes from Christ the Head through the Church his Body. Paragraph 847 clarifies the situation of persons who, through no fault of their own, do not know Christ or his Church but seek God sincerely under grace. Paragraph 848 immediately recalls the Church’s obligation to evangelize. These distinctions do not make other religions independent salvific paths.

Divine freedom in extraordinary cases cannot be made an excuse for abandoning ordinary evangelical duties. Neither may a missionary presume to judge the eternal destiny of individuals.

V. DOMINUS IESUS SETS A BOUNDARY

The Congregation for the Doctrine of the Faith’s Dominus Iesus (2000) rejects hypotheses that turn Christ into one historical expression of a wider saving Logos, or the Church into one way among religious paths judged equally valid. It recognizes elements of truth and grace found beyond the Church’s visible boundaries, yet these derive their value from Christ and may prepare for the Gospel. There is no separate economy of the Holy Spirit unrelated to the incarnate Son, and no doctrinal permission for indifferentism.

A diluted missio Dei becomes problematic when God’s universal action is used as evidence that the revealed and ecclesial means of salvation are unnecessary. Recognizing preparation for the Gospel is different from declaring the Gospel redundant.

VI. DIALOGUE CANNOT REPLACE PROCLAMATION

John Paul II’s Redemptoris Missio (1990) insists on the continuing urgency of the mission ad gentes. Interreligious dialogue forms part of the Church’s evangelizing activity, but it is not interchangeable with explicit proclamation. Hospitals, education, care for the poor and the defense of peace are profoundly valuable. Yet a reduction of apostolic work to social service would deny the supernatural horizon of charity. The Church serves the whole person, including the person’s ultimate end.

VII. ECUMENISM IS NOT RELIGIOUS INDIFFERENTISM

Ecumenism seeks unity among Christians; interreligious dialogue concerns those who profess other religions. They may support cooperation in many matters, but do not grant theological equivalence to incompatible beliefs. The Spirit may prepare hearts before missionaries arrive. That does not make their arrival dispensable. Discernment must both recognize whatever is true and good and judge claims which conflict with revelation.

VIII. THE CNBB PROGRAMME: QUESTIONS TO ASK

The CNBB announcement describes a synodal-missionary journey and a Trinitarian spirituality. Those expressions admit perfectly orthodox readings. The content of the forthcoming presentations must therefore be judged after it is delivered. A serious evaluation should ask whether their use of Missio Dei distinguishes divine processions, temporal missions and the Church’s apostolic commission; whether ecumenical dialogue and interreligious contact are correctly distinguished; whether conversion and baptism remain integral missionary goals; and whether the necessity of Christ and his Church is taught according to the magisterium.

The programme itself provides a suitable criterion in John 20:21: “As the Father has sent me, even so I send you.” The speaker is Christ. The mission he entrusts cannot be replaced by the sociology of religion.

IX. APOSTOLATE IS NOT A SUBCATEGORY OF ACTIVISM

Catholic apostolate has a Trinitarian source, a Christological form, an ecclesial agent and a supernatural end. It includes prayer, preaching, catechesis, baptism, the sacraments, Christian formation and works of mercy. A diluted missio Dei can retain traditional vocabulary while silently replacing its meanings: conversion becomes social awareness; salvation becomes historical liberation alone; Church becomes a cooperation network; the Kingdom of God becomes a shared humanitarian horizon. These developments must be evaluated in specific authors rather than imputed indiscriminately. Their common danger is the loss of the specifically revealed content of the Gospel.

X. GOD’S MISSION DOES NOT AUTHORIZE A CHURCH WITHOUT MISSION

Missio Dei can fruitfully remind missionaries that grace precedes human initiative and that the Church is not the proprietor of God. But it becomes destructive when God’s universal activity is invoked to make the Church’s sacramental and evangelizing task unnecessary. If the coming CNBB seminar preserves the coherence of Ad Gentes, it may serve the Church well. If it replaces proclamation with undifferentiated dialogue or treats Christian salvation as one path among many, its rhetoric must be judged against Dominus Iesus and Redemptoris Missio.

The question is not whether God acts before the missionary: he does. The question is why the missionary has been sent. Christ already answered: go, teach all nations and baptize them in the name of the Father, and of the Son, and of the Holy Spirit.

Fontes

CNBB, “Com transmissão ao vivo, Seminário de Missiologia vai contribuir no processo de preparação para o Ano Missionário Nacional e para o CAM7”, 16/10/2026. https://www.cnbb.org.br/seminario-de-missiologia-preparacao-ano-misisonario-cam7/

St Andrews Encyclopaedia of Theology, “Missio Dei”, discussão histórica do conceito, Hartenstein, Willingen, Vicedom e interpretações posteriores. https://www.saet.ac.uk/Christianity/MissioDei

São Tomás de Aquino, Summa Theologiae, I, q. 43, arts. 1–8, sobre as missões das Pessoas divinas. https://www.newadvent.org/summa/1043.htm

Concílio Vaticano II, Decreto Ad Gentes, 7/12/1965, nn. 2, 5–7, 13–15. https://www.vatican.va/archive/hist_councils/ii_vatican_council/documents/vat-ii_decree_19651207_ad-gentes_po.html

São João Paulo II, Redemptoris Missio, 7/12/1990, especialmente nn. 5, 11, 44, 55–57. https://www.vatican.va/content/john-paul-ii/pt/encyclicals/documents/hf_jp-ii_enc_07121990_redemptoris-missio.html

Congregação para a Doutrina da Fé, Dominus Iesus, 6/8/2000, especialmente nn. 12, 16–17, 20–22. https://www.vatican.va/roman_curia/congregations/cfaith/documents/rc_con_cfaith_doc_20000806_dominus-iesus_po.html

Catecismo da Igreja Católica, nn. 846–848, “Fora da Igreja não há salvação”. https://www.vatican.va/archive/catechism_po/index_new/p123a9p3_po.html

Concílio de Florença, Decreto Cantate Domino (1442), sobre a necessidade da unidade católica, interpretado à luz do magistério completo sobre a salvação.

Imagem: O envio apostólico da Igreja, recebido de Cristo, é irredutível à ação humanitária genérica. — Ilustração editorial do Scriptorium Fidei.

BrasilProgressismo

Descubra mais sobre Scriptorium Fidei

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo